Portal do Governo Brasileiro

Grupos de Trabalho

27/8/2015

GT Nacional

 

helena singer  Presidente Helena Singer

Assessora Especial do Ministro da Educação. Atuou como Diretora pedagógica da Cidade Escola Aprendiz e foi membro fundadora do Núcleo de Psicopatologia, Políticas Públicas de Saúde Mental e Ações Comunicativas em Saúde Pública da Universidade de São Paulo (NUPSI-USP). Doutora em Sociologia pela USP, com pós-doutorado em Educação pela Unicamp. É autora de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior sobre educação e direitos humanos.

 
 marcio meira  Marcio Augusto Freitas Meira

Assessor Especial do Ministério da Educação. Pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi. Foi presidente da FUNAI, Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura. Foi presidente da Fundação Cultural do Município de Belém e diretor do Arquivo Público do Estado do Pará. Graduado em Língua e Literatura Francesa pela Aliança Francesa/Universidade de Nancy, e em História pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Antropologia Social pela UNICAMP. Atuou na demarcação de terras indígenas do alto e médio rio Negro no início da década de 1990.

 italo modesto  Ítalo Modesto

Doutor em Informática na Educação pela UFRGS, possui Licenciatura Plena em Matemática pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Coordenador Geral de Ensino Fundamental, da Diretoria de Currículos e Educação Integral, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Atualmente é Diretor da Diretoria de Currículos e Educação Integral, da Secretaria de Educação Básica do MEC. Também é professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sendo líder de grupo de pesquisa Laboratório de Estudos em Educação a Distância (Le@d).

 claudia veloso  Claudia Veloso Torres Guimarães

Diretora de Políticas de Educação para a Juventude/Secadi/MEC. Possui Licenciatura Plena e Especialização em Língua Portuguesa. Foi assessora da Coordenação Nacional do Projovem Urbano na SNJ/SG/PR, Coordenadora de Educação de Jovens e Adultos da Secad/MEC, assessora da Secretaria de Coordenação de Política Social de Belo Horizonte, Diretora do Centro de Atendimento Integral à Criança, da Escola Municipal José Vieira Mendonça e da Divisão de Administração Escolar, professora da rede municipal de Três Pontas/MG e estadual de Minas Gerais.

 natacha costa Natacha Costa

Graduada e Licenciada em Psicologia pela PUC de São Paulo. Diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz desde 2006. Criou e é responsável pelo desenvolvimento estratégico do Centro de Referencias em Educação Integral (www.educacaointegral.org.br). Diversas publicações da área e atuou como Juri do prêmio WISE de Inovação em Educação nos anos 2012 e 2013. Atualmente é membro da Comissão Editorial de Educação Integral em Tempo Integral pela Fundaj/MEC e do GT sobre Inovação e Criatividade do MEC.

 pacheco José Pacheco

Educador e Pedagogo português, ex-professor da Escola da Ponte, em Portugal, participante no Projeto Âncora, em Cotia – SP. Acompanha o projeto de mais de 200 escolas pelo Brasil. Especialista em Leitura e Escrita, mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. É autor de vários livros e artigos sobre educação, destaque para o Dicionário de Valores, publicado recentemente.

 raimunda lucineide Raimunda Lucineide Gonçalves Pinheiro

Pedagoga e Mestre em Educação, professora da Universidade Federal do Oeste do Pará. Coordenadora do Curso de Pedagogia /PARFOR do ICED/UFOPA. Pesquisadora sobre violência na escola e Educação para a Paz. Membro do Comitê Editorial de Educação Integral em Tempo Integral da Fundação Joaquim Nabuco. Foi Dirigente Municipal de Educação de Santarém, membro da Comissão Nacional de Educação do Campo-CONEC, membro do GT de Transporte Escolar do FNDE/MEC, membro do GT de Educação Integral – MEC e Vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação- Seccional da Região Norte.

 glauce Glauce Gouveia

Professora e Pesquisadora, possui Especialização em Educação Integral pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordenadora do Comitê de Educação Integral de PE. Atua na pesquisa Avaliação de Resultado da Gestão e Práticas Pedagógicas do Programa Mais Educação no Território Brasileiro, da Coordenação-Geral de Estudos Educacionais, Diretoria de Pesquisas Sociais na Fundação Joaquim Nabuco. Atua também na pesquisa educação integral integrada do Centro de Ciências Aplicadas.

 claudia passos Claudia Passos Sant´Anna

Arquiteta e Urbanista especialista em Gestão Ambiental e integra o Global Ecovillage Educators for a Sustainable Earth e o Programa Ecobairro. Atuou na gestão pública como Secretária Municipal. No IBICT – desenvolveu pesquisa de indicadores de boa qualidade da educação. Como Diretora da EcoHabitare, coordena o projeto de formação Gaia Escola – Construindo Comunidades de Aprendizagem para um Mundo Sustentável, e projetos de reconfiguração da prática educativa para Secretarias de Educação.

 silvana vitorassi Silvana Vitorassi

Graduada em Pedagogia pela Unoeste, pós-graduada em Educação Ambiental pela Unopar, Doutora em Educação Ambiental pela Universidade de Ilhas Baleares - Espanha Gerente do Departamento de Proteção Ambiental da Itaipu Binacional - Coordenadora do GT de Educação Ambiental da Eletrobrás - Membro do Centro de Saberes e Cuidados socioambientais da Bacia do Prata. Professora de Ensino Fundamental da Prefeitura de Foz do Iguaçu - Supervisão pedagógica da Escola Municipal Três Bandeiras.

 sueli Sueli de Lima Moreira

Professora da UERJ. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, integra o Grupo de Estudo e Pesquisas sobre Formação do Educador GEPEFE na USP. Fundou em 1999 a Casa da Arte de Educar, uma organização social que realiza diversos projetos na área de Educação Integral, da Educação de Jovens e Adultos e Pesquisas em Educação, vencedora Nacional do Premio Itaú UNICEF/2009. Criadora da Mandala de Saberes, uma metodologia voltada para aproximar escolas de territórios (www.artedeeducar.org.br)

 maria antonia Maria Antonia Goulart

Coordenadora-geral do Movimento de Ação e Inovação Social - MAIS, Bacharel em Direito pela UNB. Experiência na área pública como secretária municipal de Nova Iguaçu/RJ, responsável pela concepção e implementação do Programa Intersetorial de educação integral “Bairro-Escola”, de 2005 a 2010. Coautora do livro Caminhos da Educação Integral no Brasil (Editora Penso, 2012). Cofundadora e Coordenadora Geral do Movimento Down.

 lucia alvarez Lucia Alvarez

Professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com Doutorado em Educação pela Universidade de Valencia, Espanha (2002). Coordena o eixo "Escola e Seus Sujeitos" do curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas (FIEI), o grupo de pesquisa e extensão - TEIA (Territórios, Educação Integral e cidadaniA) e o Observatório da Educação Integral, todos da Faculdade de Educação da UFMG.

 anna penido Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare

Diretora do Inspirare. Jornalista formada pela UFBA, com especialização em Direitos Humanos pela Universidade de Columbia e em Gestão Social para o Desenvolvimento pela UFBA. Participou do programa Advanced Leadership Initiative em Harvard. Foi repórter para o jornal Correio da Bahia e para as revistas Veja Bahia e Vogue. Integrou as equipes da Fundação Odebrecht e do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia. Fundou e dirigiu a Comunicação Interativa. Coordenou o escritório do UNICEF para os Estados de São Paulo e Minas Gerais. É fellow Ashoka Empreendedores Sociais.

 suzana verissimo Suzana Helena Carneiro Veríssimo

Jornalista e especializada em História das Mentalidades no Collège de France. Foi repórter e editora das revistas Veja e Isto É, Editora e Redatora-chefe do Almanaque Abril e do Guia do Estudante e Correspondente da revista Exame para as regiões Norte e Nordeste. Desde 2003 trabalha com educação básica, tendo sido chefe da Assessoria de Comunicação Social do MEC e do FNDE. Em 2013 atuou na área de gestão democrática da educação e, desde 2014, trabalha na assessoria do gabinete do ministro da Educação.

 karla melo Karla de Mello Monteiro

Economista formada pela USP, mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getulio Vargas, especialista em monitoramento e avaliação de políticas educacionais pela UnB. Servidora pública federal desde 2014, atua na assessoria do gabinete do ministro da educação. Atuou por quatro anos em uma consultoria de gestão estratégica em projetos para secretarias de estado e organizações públicas. Tem experiência em consultoria econômica e já foi alfabetizadora de jovens e adultos.

 

GT - São Paulo

Coordenadores; José Pacheco e Natacha Costa;

Membros: André Gravatá (Idealizador do Movimento Entusiasmo) Beatriz Goulart (membro fundadora do Centro de Referências em Educação Integral), Braz Nogueira Rodrigues (Diretor Regional da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo), Ana Claudia Leite (Coordenadora de Educação e Cultura do Instituto Alana), Elie Ghanem (Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo), Flávio Bassi (Diretor da Associação Ashoka), Ladislau Dowbor (Professor da pós-graduação em Economia e Administração da Pontificia Universidade Católica de São Paulo), Lia Roitburd (Diretora da emrpesa Catraca Livre), Pilar Lacerda (Diretora da Fundação SM), Rachel Trajber (Consultora do Centro Nacional de Monisotramento e Alertas de Desastres Naturais do Ministério da Ciência, Tecnologia e inovação), Rodrigo Mendes (Presidente do Instituto Rodrigo Mendes), Vera Masagão (Coordenadora Geral da Ação Educativa), Maria Walburga dos Santos (Professora da Universidade Federal de São Carlos), Sônia Kruppa (Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo), Cleuza Repulho (Membro do Coletivo Articulador do Centro de Referências em Educação Integral)e Maria Teresa Mantoan (Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas);

GT – Centro Oeste

Coordenação; Claudia Passos Sant’ Anna;

Membros: Jeanitto Gentilini (Diretor Executivo do Jardim Botânico), Marcia da Rocha (Promotora do Ministério Público do Distrito Federal), Pedro Demo (Professor da UnB), Simone Lima, Sônia Goulart (Professora da UnB e membro do Projeto Autonomia), Wanderson Lana (Secretario de Cultura de Primavera do Leste), Anderson Flores (Arte Educador no Teatro Experimental de Alta Floresta Grosso) e Paulo Pontual (Assessor de Projetos Sociais do SESI)

GT – Minas Gerais

Coordenação: Lucinha Alvarez;

Membros: Juarez Dayrell (Coordenador do Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais), Geraldo Leão (Coordenador do Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais), Juarez Melgaço (Professor da Universidade Federal de Minas Gerais), Licinia Maria Correa (Professora na Universidade Federal de Minas Gerais e Coordenadora do grupo Observatório da Juventude), Miguel Arroyo (Professor na Universidade Federal de Minas Gerais), Paulo Nogueira (Professor na Universidade Federal de Minas Gerais), Rodolfo Alexandre Cascão Inácio (Coordenador do grupo Parangolé), Tião Rocha (Idealizador do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento), Levindo Diniz Carvalho (Professor na Universidade Federal de São João Del-Rei) e Macaé Evaristo (Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais).

GT – Nordeste 1

Coordenação: Glauce Gouveia;

Membros: Alexandre Simão de Freitas (Professor da Universidade Federal de Pernambuco), Hugo Monteiro Ferreira (Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco), Maurício Antunes Tavares (Coordenador Geral da Fundação Joaquim Nabuco), Rosevanya Fortunato de Albuquerque (Pesquisadora do Comitê Territorial de Educação Integral de Pernambuco/ Fundação Joaquim Nabuco), Abdala Aziz de Moura (Membro Fundador do Serviço de Tecnologia Alternativa), Alexandre Magno (Professor da Universidade Federal da Paraíba), Aparecida Uchoa (Psicóloga da Universidade Federal da Paraíba), Janine Coelho (Professor da Universidade Federal da Paraíba), Carolina Ruoso (Coordenadora de Patrimônio Histórico Cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará), Marcio Carvalhal (Coordenador do Fundo Juntos pela Educação), Sandra Haydeé Petit (Professora da Universidade Federal do Ceará/ Faculdade de Educação/ Núcleo de Africanidades Cearenses), Francisco Alemberg (Diretor Presidente da Fundação Casagrande), Maria Lúcia Pessoa Sampaio (Professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte), Nazineide Brito (Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/CERES), Vera Santana (Diretora Geral da Companhia TerrAmar), Shara Jane Holanda Costa Adad (Professora da Universidade Federal do Piauí) e Francisca das Chagas Silva Lima (Professora da Universidade Federal do Maranhão/ Centro de Ciências Sociais/ Departamento de Educação II).

GT – Nordeste 2

Coordenação: Anna Penido;

Membros: Cybele Amado (Presidente do Instituto Chapada de educação e Pesquisa), Maria Thereza Marcílio (Gestora da Avante – Educação e Mobilização Social), David Paul Carvalho (Professor visitante titular da Universidade Federal do Sul da Bahia), Naomar de Almeida Filho (Reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia), Lynn Rosalina Gama Alves (Professor titular e pesquisador na Universidade do Estado da Bahia e Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec), Luciano Simôes de Souza (Coordenador Executivo do CIPÓ) – Comunicação Interativa), Patrícia Alfano Moscozo (Educadora Multidisciplinar no Centro de Referência Integral de Adolescentes), Maria Margarida Ramos da Silva Braga Serrão (Psicóloga no Centro de Estudos Interdisciplinares e Atendimento Clínico), Eliezer Santos da Silva (Superintendente de Políticas para a Educação Básica na Secretaria de Educação do Estado da Bahia), Saulo Faria Almeida Barreto (Fundador e pesquisador associado no Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação), Cezar Nonato Bezerra Candeias (Diretor do Centro de Educação na Universidade Federal de Alagoas), Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto Professor e pesquisador na Universidade Federal de Alagoas), Laura Souza (Sub-Secretária na Secretaria de Educação do Estado de Alagoas), Clara Luiza Santos Macedo (Coordenadora do Núcleo de Projetos Criativos e Inovadores – NUPCI), Ronaldo Nunes Linhares (Pesquisador da pós-graduação na Universidade Tiradentes) e Joyce Carmen Peixoto Santos (Assessora Técnica do Instituto Marcelo Déda).

GT – Norte

Coordenação: Lucineide Gonçalves Pinheiro;

Membros: Fábio Anderson de Oliveira Pena (Coordenador do Projeto Saúde e Alegria), Jefferson Júnior de Oliveira Souza (Coordenador do Projeto Casinha de Leitura), Raimunda Monteiro (Reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará), Rosa Luciana Rodrigues (Jornalista pelo Instituto Esperança), Alberto Damasceno (Professor da Universidade Federal do Pará), Maria Lúcia Dias Gaspar Garcia (, Professora na UNAMA), Sandra Helena Ataíde Lima (Professora do Instituto Federal do Pará), Ana Bocchini (idealizadora do Coletivo Escola Família Amazonas), Rubens Gomes (Coordenador do Grupo de Trabalho da Amazônia), Andé Baniwa (Assistente da Coordenação da FUNAI Rio Negro), Maria Solange Rodrigues de Sousa (Professora da Rede Municipal de Ensino) e Conceição Magave (Professora da Rede Municipal de Ensino).

GT – Rio de Janeiro e Espírito Santo

Coordenação: Sueli de Lima;

Membros: Maria Antonia Goulart (Coordenadora geral do MAIS - Movimento de Ação e Inovação Social), Bianca Mota de Moraes (promotora do Ministério Público do Rio de Janeiro), André Lázaro (Professor na UERJ), Carlos Artexes (Professor da Cefet – RJ), Eliana Sousa Silva (Diretora da Associação Redes de Desenvolvimento da Maré), Eliane Ferreira Silva (Diretora da Escola Municipal Professor Souza Carneiro), Francisco Velásquez (Mediador de Tecnologia - Educopédia/ Rioeduca na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro), Marcus Faustini (Criador da Agência de Redes para Juventude), Wagner Bezerra (Pesquisador do Programa de Pós Graduação em Mídia e Cotidiano UFF ), Kaline Aroeira (Coordenadora do Programa de Estágio Curricular das Licenciaturas da Universidade Federal do Espírito Santo), Paulo Carrano (Professor da Universidade Federal Fluminense) e Claudius Ceccon (Diretor Executivo do Centro de Criação de Imagem Popular).

GT - Sul

Coordenação: Silvana Vitorassi;

Membros: Jaqueline Moll (Professora Associada na UFRGS), Léa Fagundes (Coordenadora do Laboratório de Estudos Cognitivos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LEC/UFRGS), Luiz Carlos Rischbieter (Fundador da Casa Labirinto), Vicente Concilio (Professor de Artes Cênicas/ UDESC), Walison Patryk, Moema Viezzer (, Integrante da Rede de Educação Ambiental).

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal