Portal do Governo Brasileiro

MEC terá edital para inovação em educação básica

27/8/2015

Utilização de novas tecnologias e o desenvolvimento integral são alguns dos critérios para o chamamento

Um grupo de educadores coordenado por uma assessora especial do Ministério da Eucação (MEC), a socióloga Helena Singer, revelou ontem, em reunião em Brasília, que o ministério está considerando a criação de um edital com chamamento a instituições de ensino, ONGs, fundações e outros para a apresentação de experiências inovadoras e criativas na área de educação básica.

Também será criado um portal para a divulgação e criação de sinergia entre os integrantes do grupo e proponentes. Outra proposta é a criação de indicadores que mostrem resultados, não só divulgando, mas incentivando a reprodução de experiências positivas.

Para caracterizar o que é uma experiência inovadora em educação - e orientar as pesquisas - Helena Singer aponta critérios como a utilização de novas tecnologias. "A escola tem de ter perspectivas que reconheçam os estudantes como autores, não simplesmente usuários, mas produtores de cultura e conhecimento", afirma a socióloga.

Outros critérios para definir inovação nas ações educativas são o desenvolvimento integral, que inclui os aspectos ético, afetivo, social e cultural; a associação do direito de aprender à garantia dos direitos básicos; a mediação de conflitos pelas próprias instituições escolares, com ambiente acolhedor, solidário e educativo, e a produção de cultura em seus territórios, por meio de atividades e eventos que envolvam a comunidade.

Assista a um vídeo explicativo sobre essa iniciativa, e entrevista com Helena Singer, aqui.

(Com informações de Ana Cláudia Salomão, do MEC)

Fonte: http://www.ead.unb.br/index.php/467-mec-tera-edital-para-inovacao-em-educacao-basica

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal