Portal do Governo Brasileiro

Seminário em Manaus discute formas de melhorar a educação

27/8/2015

Proatividade para melhorar a educação no país. A ideia pode parecer transferência de responsabilidade, mas em um país com o tamanho do Brasil, as parcerias apresentam-se como fundamentais para a melhoria da educação, por exemplo. Uma prova disso é o que foi apresentado em Manaus, no evento Mudar a Escola, Melhorar a Educação: Transformar Vidas, iniciado nesta sexta-feira, 31, e que se estende até sábado, 1º de agosto.

No seminário, realizado no auditório da Secretaria de Educação de Manaus, foram apresentados exemplos de como a escola pode se tornar um ambiente agradável para alunos, professores, pais e a comunidade. Um deles, o da professora Ieda Maria, idealizadora do projeto Afra, que orienta crianças a ter cuidado com o meio ambiente.

Além das mesas-redondas com especialistas, o evento abre espaço para perguntas dos participantes e apresentação de experiências. “É uma iniciativa incrível, que me deixou emocionada, ao ver tanta gente participando e envolvida nesse processo”, disse a professora Ieda. “O que fizermos para sair da mesmice, com projetos e inovação, é sempre importante; dou aula para o futuro, não para o passado.”

O evento é promovido pelo Coletivo Escola Família Amazonas (Cefa), grupo de pais, mães, professores, diretores e outros envolvidos, interessados em melhorar a educação brasileira. O Ministério da Educação é parceiro da ideia, ao lado da Prefeitura de Manaus.

“Queríamos encontrar uma alternativa de melhorar a escola, e ela é feita por todos; nosso objetivo é a educação democrática”, diz a professora Ana Bocchini, pedagoga e mestre em ciências do ambiente e sustentabilidade na Amazônia, além de idealizadora do Cefa. “A escola onde só o professor fala e o aluno só escuta já acabou.”

Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21509:seminario-em-manaus-discute-formas-de-melhorar-a-educacao&catid=211

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal